Blog

Novidades e notícias

05 Principais sintomas de Astigmatismo

Você sabe quais os principais sintomas para diagnosticar o astigmatismo? Esta doença trata-se de uma patologia muito comum na visão, na maioria dos casos está associada com outros problemas de refração, como miopia, ou hipermetropia.

O astigmatismo se caracteriza pelo erro refrativo que é bastante comum. Os olhos apresentam alguma deformação na superfície da córnea, seja genética ou adquirida após algum acidente, fazendo com que a luz se disperse e as imagens fiquem embaçadas e apresentem visão dupla, pois ao invés de se concentrar de maneira uniforme sobre a retina que dificulta o foco da visão.

Diferente dos erros refrativos, que em sua maioria causam a dificuldade de enxergar de perto ou de longe, no astigmatismo não há essa diferenciação, a visão fica embaçada independente da distância dos objetos. Conheça alguns dos 05 principais sintomas:

01- Sensibilidade ocular na presença de luz

Uma das principais características do astigmatismo é a aversão a luz e a ambientes claros. É comum observar em pacientes “olhos apertados” em locais com excesso de luz. Ao cerrar os olhos, ao contrário do que muitos pensam, não é uma ação para forçar a visão, mas uma forma de proteger os olhos da entrada excessiva luz.

02 – Dor de cabeça e dos nos olhos

Por causa do astigmatismo, a diferença no formato da córnea gera mais de um ponto focal no fundo do olho, provocando um esforço da musculatura do olho para estabilizar a musculatura que existe dentro dos olhos (sob a qual não temos controle voluntário) acaba ajustando o seu relaxamento para dar o foco em um desses pontos.

Com a contração e relaxamento do olho ao longo do dia é normal que exista um excesso de movimentos, que acaba gerando dor de cabeça e sensação de peso em torno dos olhos.

03 – Dificuldade para ler

Outro sintoma  comum é a dificuldade para ler, devido ao embaçamento visual. Esse embaçamento pode ser bem leve ou muito intenso, e costuma atrapalhar tanto a visão de longa distância quanto a de curta.

04 – Visão dupla

Em casos de astigmatismo um pouco mais alto é comum a distorção se tornar mais significativa, em que algumas situações o paciente pode perceber durante a leitura por exemplo, linhas duplicadas.

05 – Acuidade visual a noite

O embaçamento causado pelo astigmatismo pode causar dificuldades na visão noturna, assim como queixas de ofuscamento na hora de dirigir a noite.

Caso tenha identificado algum possível sintoma ou queira mais esclarecimento sobre astigmatismo procure sempre um especialista em Oftalmologia.

Agende uma consulta

Se você sente algum desses sintomas, procure um oftalmologista. Agende sua consulta e exames no Núcleo de Oftalmologia.

Compartilhe esse conteúdo!

Publicações Recentes

× Agendar Consulta
Pular para o conteúdo