Cirurgia Catarata

Sobre a Catarata

O cristalino é a lente natural dos olhos e cristalino (transparente) ao nascimento e, juntamente com a córnea, é responsável pela focalização das imagens na retina. O cristalino diminui lentamente a elasticidade e transparência com o envelhecimento, tornando a visão embaçada, borrada e com menos cor e contraste. A redução da acuidade visual pode passar despercebida nos estágios iniciais, e em muitos casos, até compensada com as lentes corretivas dos óculos. Muitas vezes, pode acontecer uma miopização do olho e a sensação de que a visão de perto melhorou.

O que causa a Catarata

A principal causa é o envelhecimento natural do olho.  Esse processo se inicia por volta dos 40 anos de idade, com a perda progressiva da elasticidade das proteínas do cristalino. Dessa forma, a leitura vai ficando mais difícil e, em geral, precisamos de óculos de leitura. Esta deficiência se chama presbiopia e é um estágio inicial da formação da catarata. Posteriormente, geralmente a partir dos 60 anos, há diminuição da transparência do cristalino. Nos estágios iniciais da catarata ela pode passar despercebida e os sintomas só se tornarem mais evidentes anos mais tarde.

Outras causas de catarata incluem:

• Diabetes • Traumas e cirurgias oculares • Tratamento com radioterapias da parte superior do corpo • Exposição solar prolongada e constante sem proteção ocular adequada.• Medicações como corticoides. A maioria das cataratas relacionadas à idade se desenvolvem lentamente. Outras causas podem ser mais rápidas, como em pacientes diabéticos jovens, que determinam a opacificação do cristalino mais precocemente.

Como se prevenir da catarata

Não existe prevenção específica da doença, mas evitar exposição solar prolongada e repetida, usando óculos com proteção dos raios ultravioleta (UV) pode ser uma maneira de retardar, além de não fumar e cuidar da saúde em geral.

Diagnóstico de catarata

O diagnóstico da catarata deve ser feito através do exame biomicroscópico realizado pelo médico oftalmologista, associado aos exames de retina e glaucoma, fundamentais, que irão contribuir para estabelecer quanto da dificuldade visual pode ser atribuída à catarata.

Qual a melhor conduta

Em alguns casos, a prescrição de lentes corretivas pode ajudar nos estágios iniciais da doença. Se a realização das atividades normais, como ler e dirigir automóvel, estiverem comprometidas devido a baixa acuidade visual, a catarata deve ser removida, e isto só pode ser feito através de cirurgia.

Como é a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarara consiste em substituir o cristalino natural por uma lente intraocular (LIO). Na grande maioria dos casos, esta cirurgia é feita com anestesia tópica (apenas colírios), dura em média entre 10 e 15 minutos e tem recuperação entre 24 a 48 horas. Normalmente, faz- se a cirurgia de cada olho com intervalos de uma a duas semanas. Após a remoção do cristalino opaco, o cirurgião implanta a LIO no seu lugar. A lente intra-ocular não é percebida pelo paciente e possui várias características que auxiliam na diminuição ou até mesmo eliminação da necessidade de usar óculos de grau.