Exame de Gonioscopia

O que é o exame de Gonioscopia?

A Gonioscopia é um exame que visa ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares.
Para isso, ele analisa o ângulo da câmara anterior do olho, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso. O humor aquoso é um líquido formado por água e sais dissolvidos, que nutre a córnea e o cristalino e que regula a pressão interna do olho.
Em outras palavras, sem essa drenagem, a função óptica e o metabolismo nutricional do olho ficam prejudicados, podendo acarretar em problemas ainda maiores, como a perda de visão.
Com o exame de Gonioscopia, é possível fazer uma avaliação completa sobre essa drenagem.

Como é realizado o exame de Gonioscopia?

São colocadas lentes de aumento em contato com a córnea do paciente e, dessa forma, o médico consegue observar até 360º do ângulo da câmara anterior do olho.
O paciente precisa ir acompanhado, pois são administrados nos olhos dois colírios, um analgésico e outro gelatinoso, que podem deixar os olhos embaçados por cerca de duas horas após o procedimento. A partir daí, a pessoa é colocada em frente ao gonioscópio.
Se o paciente usar lentes de contato, elas devem ser retiradas.
O equipamento tem uma lâmpada de fenda, uma lente cônica e um espelho inclinado. Assim, o médico pode observar o ângulo formado entre a íris e a córnea.

Para quem é indicado o exame de Gonioscopia?

Geralmente, a Gonioscopia é solicitada quando o médico suspeita que o paciente tenha glaucoma.
Essa é uma doença ocular que ocorre devido a uma alteração do nervo óptico e que pode ser causada por um aumento da pressão ocular (lembra que falamos que o humor aquoso, analisado na Gonioscopia, regula a pressão interna do olho?).
Nesse sentido, a Gonioscopia não só permite o diagnóstico do glaucoma, como determina qual o tipo. Isto ajuda o médico a definir o tratamento mais adequado para cada caso.
O perigo do Glaucoma é que não apresenta sintomas, evolui lentamente e, se não tratado, leva à perda de campo visual, podendo chegar à cegueira total de forma irreversível. Por isso, a Gonioscopia se faz tão necessária e fundamental para detectar a presença da doença.