CIRURGIAS

Conheça as cirurgias realizadas pelo Núcleo de Oftalmologia

Cirurgia de Catarata​

A cirurgia de Catarata realiza a substituição da lente natural do olho, chamada de cristalino, por um implante intraocular. O Núcleo de Oftalmologia executa o procedimento com segurança e eficácia.

Cirurgia de Estrabismo

O procedimento para corrigir o estrabismo traz estabilidade e firmeza para os músculos dos olhos, realinhando o globo ocular. Em muitos casos, a cirurgia também devolve a visão binocular.

Cirurgia de Ceratocone

Para pacientes com Ceratocone, uma da técnicas é o implante de Anel para Ceratocone, ou Anel Intraestromal, que corrige as imperfeições e irregularidades geradas pela doença. A cirurgia é uma das melhores alternativas para evitar um transplante de córnea.

Cirurgia Plástica Ocular

A Plástica Ocular é uma especialidade da oftalmologia responsável pelos anexos oculares, ou seja, pálpebras, região periocular, vias lacrimais e órbita. Trata-se, portanto, do cuidado de todos os elementos que protegem os olhos e a visão.

Cirurgia de Retina e Vítreo

A cirurgia mais realizada é a vitrectomia posterior via pars plana. Está indicada para pacientes que possuem descolamento de retina, hemorragia vítrea (hemorragia do fundo do olho), buraco macular, membrana epirretiniana (pucker macular), retinopatia causada pelo diabetes, complicações de cirurgia da catarata, trauma ocular, corpo estranho intraocular, dentre outros.

Cirurgia de Glaucoma

A trabeculectomia é a cirurgia mais tradicionalmente realizada no tratamento do glaucoma, consistindo na realização de uma fístula da câmara anterior para debaixo da conjuntiva através da esclera, possibilitando a drenagem do humor aquoso. Geralmente é indicada para casos refratários ao tratamento clínico com colírios hipotensores e tem o objetivo de evitar a progressão da doença.

Transplante de Córnea

O transplante de córnea é a cirurgia que substitui a região central da córnea doente de um paciente por outra saudável de um doador. O transplante de córnea pode ser realizado pelo transplante da espessura total (transplante penetrante) ou parcial da córnea (transplante lamelar).

Cirurgia de Vitrectomia

A vitrectomia é o procedimento cirúrgico que remove o humor vítreo, um fluído gelatinoso e transparente que está presente no interior do globo ocular. Esse procedimento é indicado para o tratamento de diversas doenças oculares.

Fotocoagulação a Laser

A fotocoagulação a laser é um procedimento oftalmológico realizado no Núcleo de Oftalmologia com a finalidade de tratar diversas doenças dos olhos.

Cirurgia de Evisceração

A evisceração ou prótese ocular é indicada em casos de acidente grave, olho cego doloroso ou câncer ocular é realizada a cirurgia de evisceração do globo ocular.

Cirurgia de Capsulotomia YAG Laser

A capsulotomia YAG Laser é uma técnica cirúrgica que visa tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino com segurança, eficácia e sem dor.

Cirurgia de Injeção Intra-vítrea

Nas injeções intravítreas, geralmente, a medicação é aplicada de forma direta no vítreo (região interna e posterior do olho).

Cirurgia de Implante de Anel

A cirurgia de implante do Anel de Ferrara é realizada para corrigir o ceratocone, uma doença que altera o formato e a espessura da córnea, distorcendo a percepção das imagens. Durante o procedimento, um anel é implantado em cima da córnea, beneficiando diretamente a visão do paciente.

Saturação de Cornea