Blog

Novidades e notícias

Astenopia Digital: Cansaço ocular causado pelas telas

mulher de oculos segurando celular na mao forcando visao

Quando você passa muito tempo em frente às telas de computador, smartphones ou tablets você sente seus olhos ardendo, coçando ou lacrimejando?

Tem sentido dores de cabeça frequente e sente a vista sempre cansada? Se sua resposta for positiva, você deve ficar atento, pois sintomas de cansaço ocular podem estar relacionados ao termo chamado de astenopia digital.

Recentemente tem chamada a atenção, a fadiga ocular causado pelas telas,  a astenopia digital é causada pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos fixados a menos de 3 metros de distância, a fadiga ocorre pois essas atividades exigem esforço do músculo ciliar para focalizar a imagem.

A fadiga ocular pode ocorrer quando uma longa ou repetitiva atividade exige muito da visão, assim como dirigir, ler ou excessiva exposição diante dispositivos digitais.

Quando expostos por muito tempo em único direcionamento, sem pausa durante longo períodos os olhos se cansam, e músculos internos do olho acaba por se esforçar para ajustar o foco.

O fato de permanecer por muito tempo focando na luz das telas de aparelhos é ocasionado pela falta de lubrificação dos olhos, pois o tempo dedicado aos eletrônicos deixam os usuários esquecerem de piscar os olhos.

E podem ocorrer sintomas como ardência, vermelhidão, sensibilidade nos olhos, dores de cabeça, fotossensibilidade, visão embaçada e dificuldade de concentração.

Além das telas, alguns problemas oculares podem potencializar os sintomas de astenopia, como erros de refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia) que quando não corrigidos podem ocasionar esforço adicional. Exposição excessiva à luz ou lugares com pouca iluminação também podem ocasionar a condição de fadiga.

O tratamento para fadiga ocular depende muito de cada caso, sempre se fazendo necessária a consulta ao oftalmologista

Algumas mudanças em hábitos cotidianos podem ajudar no caso do cansaço ocular, pois em muitas situações  não é possível diminuir a frequência do uso de aparelhos eletrônicos.

Muitas pessoas dependem destes dispositivos para trabalharem e muitas vezes não existe opção possível para desconectarem do mundo digital.

Pequenas mudanças como fazer intervalos de 5 a 10 minutos sem olhar para telas, ajustar o brilho do computador do trabalho ao qual passa a maior parte do dia, evitar luz intensa em lugares escuros, evitar ventiladores ou ar condicionado direcionado para o rosto, lembrar de piscar os olhos enquanto utilizar aparelhos eletrônicos.

Tomando como medidas preventivas essas pequenas mudanças cotidiana é possível evitar os incômodos da astenopia digital. É importante ressaltar que algumas doenças oculares podem ser confundidas com cansaço na vista, portanto o ideal é sempre consultar um oftalmologista para analisar especificamente o seu caso e indicar o tratamento adequado.

Compartilhe esse conteúdo!

Publicações Recentes

× Agendar Consulta
Pular para o conteúdo