Exame de Tonometria
O que é o exame de Tonometria?
Tonometria é o exame que mede a pressão interna do olho. A pressão intraocular pode sofrer variações pois é formada por um líquido que está localizado entre a íris e a córnea.
Esse líquido é formado por 98% de água e 2% de sais e é produzido e eliminado por nosso organismo. A quantidade desse líquido no globo ocular é que determina a pressão intraocular.
Sendo assim, caso o organismo não esteja produzindo e eliminando este líquido de forma equilibrada, pode haver alteração da pressão dentro do olho.
A pressão é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e o índice normal varia entre 10 e 20 mmHg. Em casos de pressão alta, são necessárias medidas imediatas para evitar que células nervosas da retina sejam comprometidas pela compressão e, consequentemente, levem à cegueira.
Como é realizado o exame de Tonometria?
O método utilizado para a realização da tonometria pode variar de acordo com a necessidade do paciente.
Com o tonômetro de Goldmann, testa e queixo do paciente devem permanecer apoiados na estrutura do equipamento, enquanto o tonômetro realiza uma leve pressão sobre a superfície ocular. Pode ser utilizado um colírio anestésico.
Já no método Air Puff, é realizada a propulsão e a recaptação de um jato de ar contra a superfície ocular. A partir disso, a medida da pressão ocular é fornecida. Aqui, não há a necessidade de anestesia.
Para quem é indicado o exame de Tonometria?
Tonometria é o exame indicado para realizar a medição da pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular estão relacionadas ao humor aquoso, material localizado entre a íris e a córnea, composto de água e sais. O exame pode ser realizado a partir de diversos tipos de tonômetros, como o Air Puff e o Goldmann.