O que é Vitrectomia?
A vitrectomia é o procedimento cirúrgico que remove o humor vítreo, um fluído gelatinoso e transparente que está presente no interior do globo ocular. Esse procedimento é indicado para o tratamento de diversas doenças oculares.
Ela está indicada para doenças como descolamento de retina, buracos maculares, membranas retinianas, sangramentos oculares ou até mesmo para resolver complicações de outras cirurgias oftalmológicas.
Quais são os riscos e complicações da Vitrectomia?
Como todas as cirurgias oculares, alguns riscos e potenciais complicações devem ser cuidadosamente prevenidas. Além das infecções, outras complicações como aumento da pressão intraocular (glaucoma) e catarata, sendo essa última a complicação mais frequente neste tipo de cirurgia.
Como é pós-operatório de Vitrectomia
Nos primeiros dias pós cirurgia, o olho pode ficar vermelho e mais sensível. O pós-operatório da cirurgia de vitrectomia tem como habitual o uso de colírios (gotas) de antibióticos e anti-inflamatórios com uma duração determinada para cada caso (média de 1 mês de duração).
Qual o Tempo da Cirurgia e da Recuperação?
A vitrectomia é, geralmente, realizada em centro cirúrgico Núcleo de Oftalmologia, sendo o paciente liberado no mesmo dia da cirurgia. Porém, alguns pacientes podem necessitar de internação, caso apresente complicações graves de saúde.