O que é Córnea?
A córnea consiste em uma membrana transparente localizada na parte anterior do olho, circular no seu contorno e de espessura regular e uniforme. Tem por objetivo permitir que as imagens oriundas do meio externo penetrem no olho e sejam focalizadas pelo cristalino na retina. Dessa forma, é necessário que ela tenha transparência satisfatória e curvatura adequada. Sua curvatura normal não é uniforme, mas é mais acentuada na região central e mais plana na região periférica. A córnea é continuamente mantida úmida pela secreção lacrimal.
O que é o Transplante de Córnea?
O transplante de córnea consiste em uma cirurgia que substitui parcial ou totalmente a córnea doente do paciente por uma córnea saudável de um doador.
Quando está indicado o Transplante de Córnea?
Indica-se o transplante de córnea quando é afetada uma de suas características normais: a transparência ou a curvatura. O transplante de córnea também é indicado nos casos de perfurações oculares, o que pode ocorrer por traumas, infecções, edema de córnea, queimaduras químicas ou térmicas, alguns casos de ceratocone ou distrofias.
Há duas técnicas para o transplante de córnea: penetrante, com a qual se substitui toda espessura da córnea e lamelar, que remove apenas as camadas anteriores da córnea. Essa técnica tem sobre a outra a vantagem de ser mais simples e levar a menos complicações.