O que é Fotogualação a Laser?
A fotocoagulação a laser é um procedimento oftalmológico realizado no Núcleo de Oftalmologia com a finalidade de tratar diversas doenças dos olhos, principalmente doenças vasculares, com a finalidade de preservar a visão e impedir a progressão dessas doenças.
Até a sua invenção, muitas doenças dos olhos não possuíam tratamento eficaz e com relativa frequência resultavam em graves hemorragias oculares.
O laser emite um intenso feixe de luz sobre as células do epitélio pigmentado da retina, a qual converte-se em energia térmica, aumentando a temperatura do local onde é aplicado. A abrasão do tecido provoca desnaturação das proteínas, com consequente coagulação e formação de tecido de cicatrização.
Quais são as doenças que a Fotocoagulação a Laser é capaz de tratar?
Várias doenças na retina podem ser tratadas com a fotocoagulação a laser.
A retinopatia diabética é uma doença muito comum que promove a formação de novos vasos sanguíneos (neovasos) na retina, os quais podem sangrar e provocar sérios danos à visão.
Oclusão da veia da retina ocorre quando uma obstrução de uma das veias da retina e consequentemente, falta de oxigenação na periferia da retina.
Fragilidades da retina como degeneração lattice ou rupturas de retina, também podem precisar tratamento com laser.
Quais são os riscos e efeitos colaterais?
A fotocoagulação a laser é um procedimento extremamente seguro, e as complicações são extremamente raras.
Dentre as possíveis complicações destacamos a turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna e uma série de defeitos no campo visual.
No entanto, quando realizado por uma equipe experiente, as chances de complicações são reduzidas.