TRATAMENTOS A LESER E EXAMES

Conheça os exames realizados pelo Núcleo de Oftalmologia

Topografia Corneana

A Topografia de Córnea permite verificar a curvatura da córnea, fazendo o mapeamento topográfico por meio de projeções de anéis luminosos. As informações obtidas ficam gravadas e podem ser comparadas com exames anteriores e posteriores, possibilitando analisar o efeito de uma cirurgia ou a evolução de um problema ocular.

Paquimetria Corneana

A Paquimetria é um exame que mede a espessura da córnea. É indicado nos casos de suspeita de Glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas.

Microscopia Especular de Córnea

O exame analisa as células da camada mais profunda da córnea, de forma quantitativa e qualitativa, apresentando o aspecto das células que podem manifestar algum tipo de degeneração.

Ecobiometria

A Ecobiometria Ocular é o exame que fornece medidas precisas de algumas estruturas oculares. Essas medidas são necessárias para o cálculo da lente intraocular utilizada na cirurgia de catarata. Com esse exame o médico  irá calcular o grau da lente que será implantada no ato cirúrgico após a remoção da catarata.

Retinografia Colorida

A retinografia colorida é uma fotografia com alta definição do fundo do olho. Indicada para o estudo das alterações retinianas e também do nervo óptico, é um exame fundamental no acompanhamento de doenças progressivas. Através deste exame pode-se identificar alterações como sangramentos, cicatrizes ou inflamações retinianas.

Campo Visual

OCT

O exame de OCT é feito, normalmente, com a dilatação da pupila através de colírios (gotas nos olhos). Posteriormente, o doente é posicionado em frente ao equipamento e o médico oftalmologista ou técnico de oftalmologia procede à obtenção das imagens.

USG Ocular

Com o exame de Ultrasonografia Ocular é possível analisar mais detalhadamente todas as partes dos olhos, de modo a potencializar a precisão do diagnóstico de várias doenças que acometem a visão humana.

Angiografia Fluorescente

O exame de Angiografia Fluoresceínica ou Retinografia Fluorescente é uma fotografia da retina, feita após a aplicação intravenosa de um corante. É um exame necessário para avaliar a saúde do sistema circulatório retiniano.

Tonometria

Tonometria é o exame que mede a pressão interna do olho. A pressão intraocular pode sofrer variações pois é formada por um líquido que está localizado entre a íris e a córnea. Esse líquido é formado por 98% de água e 2% de sais e é produzido e eliminado por nosso organismo. A quantidade desse líquido no globo ocular é que determina a pressão intraocular.

Gonioscopia

A Gonioscopia é um exame que visa ajudar no diagnóstico e no acompanhamento de doenças oculares. Para isso, ele analisa o ângulo da câmara anterior do olho, local em que ocorre a drenagem do humor aquoso. O humor aquoso é um líquido formado por água e sais dissolvidos, que nutre a córnea e o cristalino e que regula a pressão interna do olho.

Angiografia Fluorescente